A primavera durante a pesca à truta.

A primavera durante a pesca à truta.


A pesca às trutas decorre durante a estação mais bela do ano: a Primavera. Poucos são os pescadores que ficam indiferentes a esta situação e que não vão desfrutando gradualmente das maravilhas que nos vão sendo presenteadas ao longo da estação. Os dias mais longos, a substituição do cinzento pelo verde nos nossos montes, o aparecimento de mil e uma flores e o cantar alegre dos pássaros são o prenúncio do renascer da natureza que volta mais uma vez a iniciar o seu ciclo.

Desta vez, e durante uma pescaria no Rio Côa, tive a oportunidade de ver “in loco” um dos aspectos que mais caracteriza esta época do ano: um ninho de gaio. À medida que me ia deslocando na margem do rio, notei que um gaio fugiu de um pequeno carvalho que se encontrava mesmo à minha frente. Como a distância entre mim e o animal não foi muito grande, achei que ele devia ter ninho por perto. Efectivamente, o ninho estava por ali e mesmo à minha altura. Era a situação ideal para tirar uma foto, pois nem no carvalho toquei. Como se pode verificar, a postura este ano é razoável … sintoma de abundância de comida nos campos.

Mal me afastei alguns metros, foi com agrado que constatei que o gaio voltou novamente ao ninho. Não tinha ficado assustado e como tal fiquei bastante satisfeito com esta experiência, especialmente porque me permitiu compartilhar por alguns momentos com um dos aspectos mais belos da natureza: a procriação dos animais e sobretudo das aves.

Foi um daqueles momentos em que a pescaria se desviou para além das trutas, mas valeu bem a pena. São daquelas coisas que me dão bastante prazer 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.