Meteorologia para a abertura do Minho.

Meteorologia para a abertura do Minho.


Dia 13 de Fevereiro é claramente um dia mágico para os pescadores de trutas e sobretudo para aqueles que têm a felicidade de poder tirar o dia de folga e rumar ao rio Minho para abrir as hostilidades da pesca à truta em território nacional. De modo a que tudo saia bem neste primeiro dia, convém preparar com antecedência. Importa sobretudo rever todo o material, para termos a certeza que nada nos vai falhar durante a sessão de pesca, e preparar a jornada de pesca olhando para as condições meteorológicas que se vão verificar nesse dia.

Por aqui, já fizemos o nosso trabalho de casa e visitamos o site Windguru para ver quais são as previsões para esse dia. Tomando como referência a cidade de Viana do Castelo, foi possível retirar as seguintes ilações. De acordo com as previsões que estão disponíveis, verificamos que o dia 13 de Fevereiro vai ser um dia de sol intenso, sem nuvens e extremamente frio, sobretudo durante a madrugada e manhã, com temperaturas entre os 3 e os 10 graus. Atendendo a que estas medições são realizadas perto do Oceano, possivelmente na zona do Minho, esperamos encontrar temperaturas médias que podem ser ainda menores, especialmente para montante de Valença. Adicionalmente importa também registar que o vento vai ser relativamente fraco, soprando de vários pontos cardeais durante o dia.

Com base neste cenário, é possível antecipar que as trutas poderão estar pouco activas durante a manhã, devido ao frio intenso. Isto pode também ser um factor a condicionar a acção de pesca para alguns pescadores que poderão ser mais sensíveis a estas condições climatéricas. A registar positivamente, temos a quase ausência de vento que vai permitir que os lançamentos possam atingir distâncias mais longas a partir da margem.

No global, temos o cenário montado para mais uma abertura em grande. Desde que as medidas básicas sejam tomadas para acautelar o efeito do frio, certamente que os pescadores mais experientes irão começar a ter boas capturas à medida que o dia avança. O que é preciso é lá estar 🙂 e respeitar a lei. Para isso, não se esqueçam de consultar o edital para 2012 (disponível neste site).

Infelizmente, este ano voltamos a não poder cumprir a tradição, devido a afazeres profissionais, mas assim que for possível, iremos rumar a este rio mitico para realizar a nossa abertura … e para termos boas histórias de pesca para publicar aqui.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.