Condições de pesca no Rio Mouro – Abril 2012

Condições de pesca no Rio Mouro – Abril 2012


Depois de uma primeira pescaria no Âncora, resolvi visitar um dos maiores ícones da pesca à truta em Portugal; o Rio Mouro. Para além deste ser o local aonde vamos realizar o convívio deste ano, é também um dos rios mais procurados pelos pescadores de trutas da zona Norte, devido à abundância e dificuldade das suas trutas, salmões e trutas mariscas. Com a chuva a cair durante a semana passada, eu tinha que passar por lá de forma quase obrigatória para ver o que se passava.

Cheguei ao local por volta das 14h30 e o panorama era verdadeiramente auspicioso. Chuva forte, rio a debitar em força e água escura, fortemente turvada pela terra que tinha sido arrastada das margens. A chuva era essencialmente intermitente e ouvia-se a trovoada a romper nas proximidades. A temperatura andava entre os 5 e os 10 graus centígrados e num momento muito especifico, chegou mesmo a ser mais baixa. Durante 2 minutos, assistimos a uma tempestade de granizo que encheu tudo de branco e elevou o caudal do rio, em pelos menos 30 cm. Verdadeiramente impressionante, como podem comprovar pela foto abaixo … até fumegava.

Por aquilo que vimos, pensamos que as condições de pesca no Rio Mouro estão garantidas nos próximos dias. Não sabemos se nevou na Serra da Peneda, mas certamente que a descarga de água a que assistimos, será mais do que suficiente para por muitas trutas a mexer, incluindo alguns salmões e trutas mariscas. Assim, devemos ter água suficiente e peixe com alguma actividade para garantir que no dia 29 também se conseguem algumas capturas 🙂 Isto para além dos petiscos e almoço da ordem!!

No global, parece-nos que o Mouro está com condições bastante interessantes para a pesca à truta, que podem ainda ser substancialmente melhoradas, caso chova nos próximos dias. A chuva que caiu foi decisiva para melhorar o caudal e por os peixes a mexer, e um eventual incremento da pluviosidade pode levar a pescarias bastante interessantes …

O que é preciso é lá estar 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.