Flatfish para a pesca às trutas

Flatfish para a pesca às trutas


Na nossa procura incessante de novos iscos para a pesca à truta ao spinning, deparamos recentemente com mais uma proposta americana que já existe há vários anos no mercado, mas que é relativamente desconhecida do nosso público. Estamos a falar do Flatfish; uma amostra com algumas parecenças com um peixe artificial, mas que possui uma cabeça achatada e uma forma encurvada.

Segundo a informação a que tivemos acesso, esta é uma amostra com grande potencial e que já deu bastantes provas ao longo dos anos na pesca da truta, truta marisca e salmão. A sua acção principal consiste num movimento oscilante com forte lateralização que imita um peixe a nadar e provoca um ataque fulminante por parte das trutas. Segundo o testemunho de alguns pescadores, as trutas atacam este isco com muita força e como tal justifica-se a sua utilização com linhas resistentes. A resistência da linha também se justifica pelo facto de esta amostra ser pescada normalmente à contra corrente, sendo lançada para jusante e depois recuperada com a necessária lentidão para assegurar um trabalhar uniforme e não rápido demais.

Amostra flatfish para a pesca das trutas

Para verem esta amostra em acção, podem sempre ver o video abaixo retirado do YouTube que faz uma cobertura da acção de pesca, apresentando algumas dicas de pescadores experientes nestas andanças:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ee5tVgE6N9g&w=420&h=315]

Como podem verificar, a utilização desta amostra requer alguns cuidados e uma percepção clara de como a mesma se comporta dentro de água. Nalguns rios onde a corrente é mais forte, a amostra pode ter dificuldades em mergulhar o suficiente durante a recuperação, e muitas vezes, os pescadores mais experientes adicionam chumbos à linha para a obrigar a passar mais perto do fundo.

Daquilo que li pela net, esta é considerada como uma boa amostra para capturar grandes exemplares. Infelizmente, em Portugal, nunca consegui vislumbrar nenhum exemplar disponível, mas conheço algumas marcas que produzem este tipo de amostras (Luhr Jensen). Os tamanhos disponíveis para as trutas, normalmente, andam abaixo dos 9 centímetros, mas nem todas as marcas os produzem. Assim que puder, acho que vou tratar de comprar uma ou duas amostras deste tipo para experimentar nas nossas águas. Não acredito que vá passar despercebida às nossas trutas 🙂

Como de costume, se já utilizaram um isco deste tipo com sucesso, deixem aqui o vosso testemunho para nos ajudar a perceber o potencial do mesmo.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.