Condições em Touvedo e no Rio Lima

Condições em Touvedo e no Rio Lima




Há poucos dias passei pela albufeira de Touvedo e deparei-me com condições complicadas para a pesca à truta ao spinning. Como podem verificar pela foto de capa, a albufeira estava com um nível bastante elevado, impossibilitando a movimentação ao longo da margem em determinados troços e criando dificuldades à circulação da amostra, pois há muita vegetação dentro de água.

A temperatura da água estava aceitável e seria de esperar que as trutas demonstrassem alguma actividade. No entanto, não tive oportunidade de observar qualquer exemplar a deambular ou a comer à superfície.

Perante aquilo que vi, acredito que ainda vão ter que passar algumas semanas para termos boas condições de pesca na barragem e também no Rio Lima, já que uma barragem cheia condiciona sempre o rio a jusante. Aliás, pela foto abaixo, podem constatar que o rio Lima está a ser enormemente condicionando pelo débito da Barragem de Touvedo.

Barragem de Touvedo a bombar - 2013

Das inúmeras vezes que passei pelo muro de Touvedo, raras vezes me lembro de ter visto um cenário tão poderoso. O débito da barragem era de tal ordem que o spray da água chegava ao local onde tirei a fotografia. Enfim, como devem imaginar, o rio Lima estava muito difícil de pescar, devido a este aspecto.

Esperemos que este cenário evolua de forma favorável à medida que avançamos para meados de Abril, pois já tenho saudades de tirar umas trutas a sério no Lima. Para já, elas têm estado bem guardadas debaixo de muitos litros de água 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.