De volta aos “quintais” do Alfusqueiro …

De volta aos “quintais” do Alfusqueiro …




Mais um fim de semana que passou, e mais umas fugidas ao rio!

A semana tinha sido de Inverno rigoroso por estes lados com muita chuva e frio! Tinha algumas expectativas em relação ás condições que poderia encontrar!

Tinha combinado com o meu amigo Jesus uma pescaria para o lado dos quintais dele! A ideia era de pescar em locais mais largos, para o efeito das correntes serem menores, e com isso termos mais rio “pescável”!

Chegados ao local combinado o termómetro do carro marcava 7º graus com um pouco de vento que gelava as orelhas…e um primeiro olhar ao rio mostrou um autentico mar de água! Mas uma coisa impressionante mesmo!

Equipamento do costume na mão…mas apercebi-me que estava tramado! As colheres nº 1 seriam demasiado ligeiras para o cenário que estava na minha frente, e nos primeiros lançamentos tinha a confirmação da minha suspeita…a colher era literalmente atropelada pela corrente…

Só havia que escolher as zonas mais calmas e ter paciência! Nisto o Jesus mais batido nestas andanças, tinha nas suas caixinhas de amostras umas nº3 que numa situação destas faziam toda a diferença! Ele conseguia ter a amostra na água a uma profundidade razoável!

Fomos subindo o rio, com as margens muito limpas pelas cheias, e lançando e lançando! Não conseguíamos despertar a curiosidade de nenhuma truta!

Num poço mais largo troquei para a X-Rap…podia ser que elas quisessem coisas diferentes! A cor da água naquele local estava escura…adequada para o peixe não nos ver e atacar as amostras! O Jesus tira a primeira do dia…uma bonita truta de 25 cm! Sinal de vida já havia…

Chegamos a mais um poço bastante fundo, e continuei a insistir com a X-Rap…uns 20 minutos! Lançamentos para todos os locais, aproveitando toda a corrente que alimentava o local, da zona mais baixa para a mais profunda….nada! Experimentei ainda um crankbait sem sucesso!

Estava feito o poço…e os comentários eram gerais! Muita água….demasiada água e muito frio!

Num açude mais a montante..estava guardada a surpresa do dia! E a pesca tem destas coisas…depois de eu ter lançado uma colher nº2 para uma zona mais baixa da gola do açude…no segundo ou terceiro lançamento, só ouço algo a cair na água como se de uma pedra se tratasse e ao mesmo tempo um comentário em sotaque galego ” É das boas!”…fiquei logo desperto! A cana vergada….e o carreto a cantar era um cenário bonito de se ver! Ele teve alguma dificuldade quando a truta se atravessou na corrente! Mas com calma ela veio ás mãos…Uma excelente truta!!!

Jesus com uma boa truta no Alfusqueiro

A confiança estava alta naquele sitio e decidimos caminhar mais um pouco! Mas as trutas não quiseram mais nada com ninguém…

Na parte da tarde, e depois de um almoço com uma bela sopa de lavrador incluída, fomos para uma outra zona do rio! Só o Jesus conseguiu enganar mais duas, eu fiquei-me por apenas ter sentido um toque!! Era o dia dele…não havia hipótese! 🙂

As colheres mais pesadas tinham feito a diferença! E o sábado estava feito!
Um dia de pesca muito bem passado em excelente companhia!

No Domingo pela manhã, fiz-me ao rio novamente! Mas o cenário era bem pior….tinha chovido muito e como o rio nesta zona é mais estreito…as correntes eram fortíssimas!

Mas no meio desta força de água toda, consegui enganar uma truta, que foi filha única neste fim de semana!

Pequena truta do Alfusqueiro 2013

E estava feito! Para a semana há mais! Pelo menos a chuva parou…falta mesmo um pouco de tempo quente e já agora umas amostras maiores na caixa!

Abraço

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Apaixonado pela pesca...