Uma rápida passagem pela Ribeira de Afife …

Uma rápida passagem pela Ribeira de Afife …


Mais um dia de chuva e mais um dia de pesca na zona de Viana do Castelo. Depois de uma excelente pescaria no Rio Neiva e já a caminho do Âncora, achei que era tempo de parar na Ribeira de Afife, para comprovar como estava a população de trutas. Ao contrário do que é hábito, não iria fazer uma pescaria dedicada à Ribeira, mas antes iria apenas pescar na zona do açude, junto ao Parque de Merendas de Afife.

O dia estava excelente e a Ribeira apresentava água suficiente. Observando desde cima, não se viam quaisquer sinais de trutas, mas certamente que não faltariam à chamada de uma amostra. Pensando nisto, peguei na minha cana de 1,2 metros, no fio 0,12 e numa Mepps Aglia nº1. O objectivo era pescar 15 minutos na zona do açude e depois avançar para outro rio.

Avancei para jusante, e depois comecei a pescar para montante. Os primeiros lançamentos foram de aquecimento e nada vi atrás da amostra. Quando cheguei perto do açude, sinto os primeiros toques de trutas pequenas e capturo um exemplar de 15 centímetros. A truta tinha umas cores lindíssimas e apresentava-se de boa saúde. Rapidamente a devolvi ao meio natural.

Ribeira de Afife - Março de 2013

Após esta captura, avancei para o açude e ali tive vários toques, e capturei algumas trutas. Obviamente, que todas elas tinham um pequeno tamanho e portanto, o nível de luta que proporcionaram e a dificuldade da captura foram bastante reduzidas. Não consegui visualizar nenhuma truta com a medida no açude. Sintoma de que provavelmente estavam assustadas ou então já tinham sido capturadas.

Ainda fiz uns lançamentos acima do açude, e aí a densidade de trutas já era menor, mas consegui visualizar um exemplar de cerca de 23 centímetros atrás da amostra. Uma truta já bastante desconfiada e que portanto era impossível de apanhar.

No global, gastei 15 minutos na Ribeira de Afife e fiquei satisfeito com o que vi em termos de densidade de trutas pequenas. Acho que é preciso pescar com consciência neste local e que se se preservarem estas trutas pequenas, para o ano poderemos ter ainda uma maior densidade e certamente trutas de maior tamanho. É isso que nos deve interessar a todos!! 🙂 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.