Festas Felizes 2019!!

Festas Felizes 2019!!


Caros colaboradores e amigos do Trutas.PT,

Estamos praticamente em plena consoada de Natal e portanto impõe-se uma palavra amiga para todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano, de forma mais ou menos activa. Apesar das crescentes dificuldades do nosso dia a dia, foi possível desfrutar de excelentes momentos atrás das trutas na companhia de grandes amigos.

Neste ano, realizámos o nosso convívio na Barragem dos Pisões em final de Setembro e conseguimos mais uma vez juntar um grupo entusiasta de pescadores de trutas que se divertiu em grande, apesar da falta de capturas. No entanto, e apesar de o ano estar quase no final ainda não está terminado no que diz respeito a convívios de pesca. Para os mais esquecidos, convém relembrar que dia 28 deste mês vamos ter mais uma edição do TFC, desta vez num lugar inédito: a Barragem do Sabor. Este promete ser mais um evento de grande nível, num local com peixe de grande qualidade (nomeadamente predadores) e numa altura em que a meteorologia parece que quer dar algum descanso à chuva. Portanto, se não tiverem nada programado para esse dia e andarem com dúvidas, toca a realizar a inscrição no Facebook (lugares limitados).

Em termos mais práticos, esta foi uma temporada que ficou marcada pela captura de alguns bons exemplares, apesar de eu ter notado uma clara falta de densidade de trutas por toda a geografia do país. Facto que também acabou por determinar uma redução significativa do meu esforço de pesca, que acabou por ser redireccionado para outras espécies. A ver se em 2020 o cenário muda de figura e volto às safras típicas dos anos passados.

Pela frente, vamos ter a temporada de 2020, que pelo andar da carruagem meteorológica parece bastante promissora. Apesar de o excesso de chuva poder ser contraproducente do ponto de vista de desova, acredito que será bastante benéfico do ponto de vista nutritivo levando a que muitas trutas acumulem rapidamente peso durante este período de bonança. Isto é especialmente importante para os rios do Interior norte e centro, pois nestas zonas a situação estava a tornar-se muito complicada devido à falta de água notada durante 2019.

Enfim, o importante é que as memórias de 2019 já estão do lado de cá e espera-nos um ano de 2020 por desbravar. Da nossa parte, só nos resta desejar um Santo Natal para todos e um excelente Ano Novo que lhes permita concretizar todos os vossos desejos … 🙂

Um abraço,

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.