Barragem de Sezelhe – condições 2017

Barragem de Sezelhe – condições 2017


Aproveitando a minha ida à barragem de Pisões, resolvi dar uma espreitadela mais a cima, a Sezelhe. As expectativas em termos de nível de albufeira eram baixas e rapidamente se confirmaram quando cheguei perto da margem. Efectivamente, encontrei o nível da água de Sezelhe numa das quotas mais baixas dos últimos anos, indiciando claramente que há falta de água e que este problema poderá se tornar mais sério se não chover antes do próximo verão.

Quanto às trutas, não vi qualquer indício de peixe, mas isso também é irrelevante, pois a esmagadora maioria das trutas que serão pescadas amanhã serão trutas de repovoamento. Segundo informação obtida junto da entidade concessionária, está previsto para este ano o repovoamento com cerca de 500 kilos de trutas provenientes do viveiro de Manteigas (Serra da Estrela), com tamanhos médios que andam entre os 21 a 25 centímetros. Isto deve dar ainda alguns milhares de trutas que amanhã vão estar sujeitos a várias tentações em termos de iscos.

Para aqueles que não sabem, a pesca nesta barragem obriga a licença especial diária, pois existe uma concessão a funcionar. Para os interessados, a informação que me chegou foi de que todas as licenças disponíveis para a abertura já foram vendidas e portanto já não há nada disponível. O facto de a abertura calhar num Sábado terá sido providencial para levar a esta situação.

À semelhança de outros anos, esta também deve ser uma excelente oportunidade para conviver e desfrutar de um excelente amanhecer na zona de Montalegre, tendo como pano de fundo a pesca às trutas em Sezelhe. Possivelmente, as capturas não deverão ser muitas, mas a boa disposição e confraternização será qb. Vai ser difícil é arranjar espaço para grelhar a carniça e preparar o churrasco.

Quanto a temperaturas, este ano deve ser muito melhor do que os anteriores, não se esperando temperaturas negativas durante o amanhecer. Poderão existir alguns aguaceiros pontuais, mas vamos ter sobretudo céu nublado com abertas, vento fraco a moderado e temperaturas máximas a poderem atingir os 10 graus.

A todos uma boa abertura nas barragens do Gerês!!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.