Trutas em Agosto – Mondego.

Trutas em Agosto – Mondego.

Dia 2 de Agosto de 2010. Depois de um fim de semana em que não pude ir aos barbos do Douro por falta de isco, resolvi que tinha que ir à Guarda comprar bicho na Decathlon. Bem, já que tinha que ir à Guarda, o melhor era aproveitar a viagem e dar um salto ao Mondego na zona do Porto da Carne para ver como andavam as bravas trutas. Meu dito, meu feito … com a temporada da truta a prolongar-se até 31 de Agosto para jusante da Ponte da Mizarela, não havia que hesitar.

Cheguei ao Porto da Carne por volta das 9 horas. O dia estava com uma temperatura amena e corria um vento agradável. Esta era uma alteração relativamente ao forte calor da semana anterior e como tal parecia-me um bom dia para pescar. Entrei ao rio e reparei que o caudal estava bastante baixo, não existiam correntes fortes e a maioria do peixe estava concentrado nos poços mais fundos. Apostei no light spinning e tentei pescar o mais afastado das margens possivel.

O panorama das trutas era indescritivel … 🙂 Vi trutas de muito bom tamanho. Cheguei a ter uma truta de 52 cm a menos de 2 metros de mim durante cerca de 4 minutos. Tive quase que lhe bater várias vezes com a amostra para a afugentar. Estava a mosquear e não queria ser “incomodada”. Mas não foi só esta … vi mais 4 trutas todas com tamanho superior a 28 cm … Nenhuma se entusiasmou com a amostra. A falta de corrente e a pressão de pesca durante a temporada estavam a marcar o panorama. No final do dia, só se mexeu um escalito … que não quis deixar os seus créditos por mãos alheias (ver foto abaixo)!

O dia estava bom e lá fui pescando até às 3 horas, motivado sobretudo pela beleza da paisagem e pela oportunidade de visualizar umas trutas espectaculares. Fiquei bastante satisfeito de saber que muitos e bons exemplares vão ficar para o ano, garantindo a continuação de boas pescarias. Isso é o mais importante 🙂

Com as 3 horas a baterem na igreja da zona, resolvi por-me a caminho da Guarda para ver se arranjava algum isco decente. Quando lá cheguei não havia asticot … Procurei junto de um empregado e finalmente, lá consegui umas minhocas … e os resultados não tardaram no dia seguinte com um barbo de + de 50 cm:

De uma forma ou de outra, há sempre bom peixe na zona da raia!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.