Condições no Rio Zêzere em Abril.

Condições no Rio Zêzere em Abril.




Depois de uma manhã de pesca às trutas nos Trinta (Mondego), resolvi visitar o Rio Zêzere por alturas de Valhelhas. Sabendo que a chuva da última semana e o aumento da temperatura média podiam trazer alterações aos comportamentos das trutas, achei que era de bom tom realizar uma observação mais séria. Já há muito que queria voltar a Valhelhas para tentar a minha sorte e como tal decidi aproveitar esta oportunidade.

Depois de uma breve viagem de carro de cerca de meia hora, cheguei à praia fluvial de Valhelhas. Gente não faltava na zona, dedicando-se a várias actividades. Já eram quase 2 horas da tarde e o céu estava encoberto ameaçando alguma chuva. Na Serra da Estrela, avistavam-se alguns pontos de neve, mas nada de significativo. Relativamente ao caudal, o Zêzere estava com bons níveis e apresentava correntes mais significativas nas zonas de grandes seixos rolados. A temperatura da água era fria, mas já com níveis térmicos mais próximos da época primaveril e sem grande influência do degelo.

A densa cobertura vegetal da zona e a temperatura primaveril contribuiram para o aparecimento dos primeiros insectos. Nas zonas mais húmidas e quentes, já se notava a presença intensiva de vários tipos de moscas, que apesar de não estarem a gerar resposta por parte das trutas, andavam já nos seus voos de acasalamento. Era claramente um bom sinal para os dias que ainda hão-de vir.

No global, as condições pareceram-me bastante boas para tentar a sorte atrás das bravas trutas da zona. Relativamente à visita do ano passado, o rio levava mais caudal e apresentava melhores condições para tentar as trutas. A corrente, devido à sua intensidade, dificultava o trabalhar da amostra em zonas especificas. Ainda fiz alguns lançamentos na praia de Valhelhas, mas rapidamente tive que mudar de sitio, pois a colher não atingia a profundidade pretendida, mesmo recuperando a favor da corrente. Tinha que procurar um sitio mais adequado para este tipo de condições, pois não era por ali que eu iria capturar nenhum bom exemplar :)

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.