Às trutas – lançamentos em ribeiras fechadas.

Às trutas – lançamentos em ribeiras fechadas.




Dentre os vários artigos interessantes sobre a pesca à truta que se vão encontrando pela net, existem alguns que são bastante educativos para quem se inicia nestas andanças. Em mais uma das minhas viagens online, deparei com informação no site do produtor de material de pesca VEGA, sobre as técnicas de lançamento em ribeiras fechadas. Claramente uma informação importante num país onde a maioria dos rios apresenta caudais reduzidos e uma cobertura vegetal bastante densa, que não só protege as trutas, mas também dificulta a acção dos pescadores.

Essencialmente são descritas neste site duas técnicas que são comummente utilizadas por nós: o lançamento balanceado e a fisga. O primeiro ainda não foi por nós abordado, mas é claramente uma das técnicas mais divulgadas por entre os pescadores nacionais. Relativamente ao segundo, e apesar de eu já ter coberto de forma exaustiva a temática da pesca à fisga, que utilizo regularmente, mesmo em rios de grande caudal, acho que vale sempre a pena reiterar a sua importância, especialmente junto do nosso público menos experiente.

Assim, e sem mais demoras, aqui fica a página da VEGA com a informação em causa:

Como podem comprovar, a descrição realizada neste site é bastante sucinta, mas serve para apresentar os aspectos fundamentais a observar em cada umas das técnicas. Depois, o aperfeiçoamento terá que ser realizado de forma individual por cada pescador através de muitas horas passadas nas margens do rio.

Aproveito também a ocasião para salientar que o site da VEGA dispõe de uma secção sobre pesca às trutas onde existem 8 tipos de rubricas, incluindo esta que aqui vos apresento. As outras rubricas são: Liberdade, Alimentação natural das trutas selvagens, Sobre a legislação da pesca às trutas, Spinning ligeiro, Medalhas para a truta, Trutas existentes em Portugal e A nossa truta selvagem.

Espero que esta informação vos seja útil 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.