Novas Panther Martin UV para 2013

Novas Panther Martin UV para 2013


Mais uma vez, deparamos com uma proposta aliciante da Panther Martin. Este fabricante de amostras americano tem uma forte reputação na pesca à truta nos EUA, devido ao seu sistema de rotação em que folha enrosca directamente no eixo da colher. Isto permite uma rotação mais irregular, mas também, supostamente mais atractiva para as trutas. Ultimamente, a Panther Martin resolveu lançar um novo modelo que pretende surpreender as trutas pela atracção visual.

Segundo a Panther Martin, a nova coloração ultravioleta das suas colheres UV é mais eficaz e permite realçar de forma clara os tons mais atractivos para as trutas. Para muitos, os peixes usam visão ultravioleta para detectar objectos dentro de água e como tal conseguem distinguir melhor as cores que têm esta tonalidade. Já não é a primeira vez que vemos este tipo de propostas noutros fabricantes de amostras, mas consideramos que é sempre possível inovar. A qualidade das tintas tem-se vindo a desenvolver e a cor continua a ser um factor importante de atracção para os peixes, e nomeadamente para as trutas, especialmente se as recuperações forem lentas.

As colheres UV são então uma proposta válida e que apresenta vantagens relativamente a outras colheres em águas mais escuras ou turbulentas. Para permitir a pesca em vários tipos de massas de água, a Panther Martin oferece 4 tamanhos diferentes de colheres, que vão desde os 1,8 gramas até aos 10,6 gramas. Isto para preços que variam dos 4,19 aos 4,69 dólares americanos, ou seja, cerca de, 3,5 euros. Um valor que nos parece caro, especialmente para as colheres com menor peso, e considerando marcas como a Mepps ou a Vibrax.

Existem 6 cores disponíveis e como podem verificar são todas berrantes, penso eu que para exacerbar ao máximo o efeito dos ultravioletas. Relativamente à estrutura e design da amostra, ela segue as mesmas linhas das normais colheres rotativas da Panther Martin. A grande diferença está na cor.

Para quem quer ver esta amostra em acção, pode visualizar o video abaixo que realiza uma apresentação da amostra, por um dos profissionais da marca:

No global, achamos que a Panther Martin, com ou sem ultravioletas, é sempre uma proposta viável como segunda opção em zonas onde as trutas ainda não a conhecem. Como é uma marca difícil de arranjar por cá, são poucos os que as utilizam nas nossas águas. Agora com coloração ultravioleta pode ser que tragam algum valor acrescentado para as nossas trutas … se bem que elas sejam um pouco desconfiadas daquilo que vem da terra do tio Sam 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.