Mais um ano de pesca às trutas e mais uma vez se cumpre a tradição em termos de convívio. À semelhança do que já se passou nos últimos anos, em 2013, os blogs Trutas.PT, Trutas e Serras Blogsopt e Ninja Matrix voltam a reunir-se para celebrar mais um convívio entre pescadores de trutas. Desta vez o local escolhido para realizar este evento foi umas das maiores pérolas nacionais em termos de rios truteiros, o famoso Rio Vez e os seus tributários.
Na edição de 2013, juntaram-se cerca de 40 pescadores de trutas vindos de vários pontos do nosso país. A ideia era mais uma vez promover o encontro de diferentes formas de pesca, diferentes classes etárias e promover um maior conhecimento sobre o nosso desporto e os desafios que a todos se colocam na preservação da truta e do seu habitat. A salientar o facto de este ano, e para além da presença acérrima dos praticantes de spinning e pesca com isco natural, contarmos também com uma boa afluência de pescadores de mosca. Isto é um sinal prometedor que claramente estamos todos a evoluir para uma maior união no nosso seio.
O dia iniciou-se com um excelente petisco à beira rio (9h00), onde brilharam o leitão do Restaurante Ponte do Neiva, as fêveras do João Dias, o salpicão de porco preto, a gigante broa de Campia e as cebolinhas do Eng. José Pintalhão. Em termos de líquidos, ficamos bem munidos com uma selecção de vinhos que passou pelo Ladeira da Santa, Brunheda, Quinta do Felisberto e pelo néctar do nosso amigo Vasconcelos. Em pouco menos de 1 hora, já estávamos bem preparados para a faina violenta … que se ia seguir 🙂 🙂
Em termos de pesca propriamente dita, ela realizou-se sobretudo entre as 10 e as 14 horas. Metade dos pescadores ficaram-se pelas zonas livres do rio Vez, incluindo a minha pessoa, enquanto a outra metade se dirigiu às zonas concessionadas do Rio Frio, Rio Vez, Rio Cabreiro e Rio Ázere. A pescaria correu bem, pois ninguém se aleijou. Quanto aos resultados, existiram algumas capturas de registo, mas a maioria das trutas era de pequeno tamanho. No entanto, haverá aqui outro post dedicado a esse aspecto, nomeadamente ao troço que eu, o José Arieiro e o Miguel fizemos dentro da vila dos Arcos.
Às 14 horas, reunimos para o almoço no Hotel da Ribeira, junto à Ponte Romana dos Arcos de Valdevez, com vista para o rio. Para o almoço contamos com a presença do Eng. Daniel Campelo e, também, com as presenças do Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez (Dr. Hélder Barros) e do Sr. Vereador da Cultura (Dr. José Pedro Teixeira), em digna representação do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Francisco Araújo, que não pode estar presente.
Este ano, o nosso convívio contou com o patrocínio da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez que se quis associar a este evento pela relevância que a pesca à truta assume dentro das actividades turísticas e culturais do concelho. A Câmara teve a gentileza de nos oferecer o almoço e ainda agraciou cada um dos pescadores com uma pequena lembrança que incluía alguns dos néctares da terra e uma pequena malga para os degustar. Estes foram gestos que em muito nos lisonjeiam e que nos fizeram sentir em casa, numa zona que visitamos vários vezes ao ano e onde somos verdadeiramente felizes atrás das bravas trutas do Vez. Muitos de nós lamentamos o facto de não termos um rio como o Vez junto do Porto ou de outras grandes cidades. Não haveria nada melhor para combater o stress e relaxar a mente do que uns lançamentos antes de ir para o emprego ou no regresso do mesmo.
Durante o almoço, tivemos oportunidade de conversar um pouco mais sobre os problemas e desafios da pesca à truta no concelho dos Arcos de Valdevez, e transpareceu uma clara vontade de a Câmara pretender estabelecer um diálogo mais activo com a comunidade de pescadores de trutas, visando valorizar a pesca à truta no concelho como um produto turístico de excelência. Da nossa parte, manifestamos total disponibilidade para colaborar nesse processo e participarmos nas iniciativas que a Câmara pretenda desenvolver à volta da valorização dos seus cursos de água e deste nosso desporto. Só com uma visão integrada, onde se congreguem os interesses dos pescadores e das entidades gestoras e camarárias, é que podemos caminhar para soluções estáveis e capazes de gerar valor social e económico no médio e longo prazo.
A ementa do almoço teve como prato principal uma posta de carne cachena, muito típica da região e que foi confeccionada de forma excelente. No final, ainda houveram alguns que voltaram aos seus locais de pesca para tentar a sua sorte, mas eu e alguns outros preferiram caminhar pela excelente marginal do Arcos de Valdevez em amena cavaqueira e a falar sobre trutas, e sobre futuras e passadas pescarias.
No global, este foi mais um grande convívio de pescadores de trutas. Temos vindo a crescer e hoje em dia somos cada vez mais uma família que procura preservar o seu elo comum que é a pesca à truta. Continuaremos a trabalhar para isso e para o ano certamente que vamos ter o quarto convívio nacional de pescadores de trutas. Ainda não sabemos aonde, mas locais de qualidade não faltam.
Antes de terminar, gostaria de deixar aqui um agradecimento a todos os participantes e sobretudo a todos os que contribuíram para que este evento se realizasse. Gostaria sobretudo de deixar um especial agradecimento à Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, nas pessoas do Sr. Presidente, do Sr. Vice-Presidente e do Sr. Vereador da Cultura. Um bem haja para esta autarquia e para os seus autarcas, e esperemos que consigam fazer tudo o possível por preservar este tesouro que possuem dentro do seu concelho! Se depender de nós, cá estaremos para ajudar!!

Boas,
foi realmente um dia de convívio espectacular, abrilhantado com as trutas do Vez e com o belo repasto que nos foi providenciado!
Quero apenas deixar uma palavra de apreço aos pescadores que compareceram, em particular aqueles com quem tive a oportunidade de falar durante mais tempo e que certamente se tornaram amigos para a vida!
Um abraço a todos
Boas,
Mais um ano, mais um convivio. PARABENS a organizacao por este evento que muitos desta “familia” aguardam a fim rever novamente seus membros que vem de longe.
Que todos tenham boas pescarias mas acima de tudo com segurança e bom senso.
Muito bem organizado, os meus parabéns à organização. Foi de facto um dia memorável que espero voltar a repetir. Quero agradecer a todos pelo belo dia que proporcionaram, com um agradecimento especial ao amigo João Dias que me recebeu de forma espectacular e me aturou 😀
Um abraço a todos, para o ano há mais.
Espectacular dia de primavera, preciosa cidade de Arcos de Valdevez, bonito rio, excelente vitela, e sobre tudo grande convívio de pescadores, mágoa ser sempre o tempo pouco para tantas conversas e não poder partilhar mais experiências,lá só havia gente boa!.
Boas!
Foi um dia espectacular em excelente companhia! Mas a posta de carne cachena ficou-me na memória!!!:)
E é como dizes….ter um rio destes a porta de casa é o verdadeiro anti stress! Chegar do trabalho e ir fazer uns lançamentos antes do jantar, sem ter que mudar de roupa ou calçar as botas…é um luxo, o verdadeiro spinning urbano!!!! Espero que se consiga manter o troço do rio com a razoável população de trutas que era possível visualizar!
Abraço
Foi um dia muito bem passado na companhia de gente boa ..
Espero para o ano poder voltar a participar no convivio..
abraço
Mais um excelente convivio e mais uma espectacular organização!
Foi bom, mesmo muito bom, rever esta “familia” de gente solidária e compincha.
Foi bom, também muito bom,o excelente “mata-bicho” e o belissímamente confeccionado almoço que foi oferecido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; a apostar com muita inteligência no Turismo.
Um muito Obrigado á organização deste evento e um grande Abraço para todos
PS:
Ó Torres ainda estou á espera de ver esse salmão de 5,350 Kg…
Adorei o dia! muito bem organizado, com excelentes comes e bebes e ainda melhor convívio entre pessoas que amam a mesma arte! Parabéns aos organizadores e aos participantes que participaram neste evento!
Adorei o dia! muito bem organizado, com excelentes comes e bebes e ainda melhor convívio entre pessoas que amam a mesma arte! Parabéns aos organizadores e aos participantes deste evento!
Parabens por mais um belo dia de convivio,com um repasto divinal onde é sempre bom encotrar Bons AMIGOS de grandes conversas.Um bem haja para a exelente organização. Abraço.