Dando seguimento a uma já sólida tradição neste tipo de eventos, o Clube de Tiro e Caça e Pesca de Valpaços, resolveu avançar com a oitava edição da largada de trutas na pista de pesca do Rabaçal. Este evento vai decorrer no dia 25 de Abril, iniciando-se a concentração às 6h30 no Parque de Campismo do Rabaçal. O preço de inscrição neste evento é de 20 euros para os sócios do Clube e de 25 euros para os não sócios.
O programa detalhado pode ser consultado no flyer abaixo:
Claramente, esta é mais uma oportunidade para desfrutar de bons momentos à volta da pesca à truta, e ainda por cima num feriado nacional. Há também algum elemento competitivo em torno da pesagem do peixe e atribuição de troféus, mas o mais importante será mesmo o convívio e a oportunidade de trocar experiências com pescadores que utilizam outras técnicas ou abordagens à pesca à truta.
Espero que passem um dia bastante divertido e com algumas trutas à mistura … 🙂 🙂
infelizmente estas ações fazem falta devido ao estado piscatório. dos nossos rios.
esta semana mesmo houve um repovoamento no rio Bugio de cerca de 10 000 trutas (alvelins)
Estas acçoes nao sao precisas para nada!
Alias se nao forem devidamente autorizadas pelo icnf sao ilegais!
Muito já se falou aqui de repovoamentos e largadas de trutas… e nao ha probas que eles realmente eficazes, pelo menos como sao feitos hoje, que so servem para haver trutas para um dia de prazer e confraternizaçao de pescadores!
De resto é só para poluir geneticamente um rio…
Abraço
as trutas repovoadas no Bugio foram com trutas autoctones da zona. talvez seja ilegal, talvez nao. mas a verdade e que como as autoridades competentes nada fazem para terminar com a poluicao dos rios que e o verdadeiro flagelo dos nossos rios cabe a nos pescadores tentar alguma coisa pois ja estamos na hora do desespero. rios onde antigamente eram cardumes de escalos e bogas que tornavam o rio escuro agora so se ve agua pedras e tintas. Nao ha repovoamentos feitos com nem escalos nem bogas. nem ha sequer criacao destes peixes. por isso digo, se nao formos nos a tentar o que seja desde transferir bogas e escalos de onde os ha para onde ja foram extinctos…. sera o fim. nao e so repovoar com os predadores que estao no cimo da cadeia alimentar, mas sim repovoar com tudo o resto que falta…
Nao querendo desconfiar de si….acho estranho serem trutas autoctones dessa regiao! Isso seria bom demais para ser uma realidade neste país!
Nem mesmo os repovoamnetos do icnf sao feitos dessa forma!
Boas
Concordo plenamente com o Ileso. Quem gere e faz este tipo de repovoamento sem pensar nas restantes espécies não sabe o que está a fazer. Ou então é tapar um buraco por um periodo de meses… Fazer repovoamento de trutas onde já não existem outras espécies de nada serve porque em pouco tempo elas desaparecem todas.
Ainda no ano passado (ou há dois anos) fizeram um repovoamento no rio ave no troço inicial até barragem do Ermal e este ano passei por lá e nem um peixe se viu.
Onde antes havia muitos escalos e bogas também havia muitas trutas e de bom tamanho. Mas com o desaperecimento dos primeiros as trutas também desapareceram e de nada serve continuar com este tipo de repovoamentos. É desperdiçar dinheiro e nada mais…