Abertura 2019 – Boas trutas!!

Abertura 2019 – Boas trutas!!


Dia de abertura em companhia do grande Bruno Ferreira!! Já com os ânimos em alta, resolvemos realizar uma abertura em dupla num dos nossos locais secretos. A ideia era sermos os primeiros a chegar, pescar rapidamente até à hora do almoço e depois começar a tratar de outra vida. Sabemos bem que se a pescaria não se fizer nas primeiras horas, então não se faz mesmo, pois as trutas parecem que fecham a boca no dia da abertura (pelo menos é essa a tradição).

Assim, e sem grandes preocupações com a concorrência, chegamos ao local de pesca por volta das 7h30. Nem sinal de pescadores e portanto, fomos preparando o material lentamente. Eu avancei logo com uma Tanger nº3 e o Bruno resolveu também seguir o conselho. Logo aos primeiros lançamentos, surgem os primeiros toques na cana do Bruno e eu ainda a seco. Lá fui malhando e divergindo lentamente para montante. Chego a uma zona mais apertada e lanço para a outra margem. Começo a recuperar a colher e sinto um ligeiro toque, mantenho a direcção e quando a colher entra no meu raio de visão, vejo uma truta a abocanhá-la à minha frente e a rodar a cabeça na lateral. Cravo imediatamente e a truta salta fora de água. Desde o primeiro salto, não parou até que se conseguiu safar. Bem tentei segurá-la, mas tinha o diabo no corpo. O Bruno só se ria e eu estava cego!! Toca a lançar novamente …

Mais um toque na cana do Bruno e eu entretanto mudei para o Black Minnow. Lançamento perto do local onde tinha tido a cravadela anterior, sinto um toque na cana, cravo e vejo uma truta de cerca de 27 centímetros a saltar fora de água e a cuspir o isco!!! Já era demais!! Especialmente, porque ainda andava a carregar a grade!!

Perante os desaires, resolvemos mudar para uma zona mais a jusante. O Bruno foi à frente e teve uns toques e eu fui logo a seguir à procura do que tinha mexido!! Lançamento largo, deixo o minnow afundar e quando chega perto da margem, sinto um arranque forte. Cravo e vejo uma boa truta a dobrar e a dar trabalho ao carreto. Peço ajuda ao Bruno e tento dominar a truta. Ela tenta resistir de todas as formas possíveis, mas com o Bruno na ajuda consigo colocá-la em terra. Uma linda truta de 45 centímetros. Um bom exemplar para abrir a contagem de 2019!!

Com esta captura do lado de cá, animei para o resto do troço. As picadelas iam surgindo de vez em quando e o Bruno começou a fazer os primeiros estragos, capturando o seu primeiro exemplar, também com cerca de 40 centímetros. Entretanto, já tínhamos chegado ao fim do troço e como tal, tivemos que mudar para um novo local.

Mais uma saída de água e mais uns lançamentos dedicados na zona que nos parecia ter mais potencial. Sinto logo um toque ao primeiro lançamento e decido meter o powertail. Lançamento mais longo e consigo cravar uma boa truta, mal a amostra caiu na água. Ela ainda saltou fora de água, mas com medo de a perder, devido aos anzóis pequenos do powertail, apliquei força máxima e rapidamente a trouxe até mim. Uma linda truta de 40 centímetros que aparece na foto de capa do post. Estava eu a tirá-la do anzol e o Bruno, a lançar para o mesmo local, captura outra mais ou menos do mesmo tamanho. Mais um bom exemplar!!

Ainda apliquei o powertail durante algum tempo, mas dois ataques falhados das trutas, levaram-me a voltar ao Black Minnow e em boa hora!! Insistindo numa zona onde já tinha tido um toque, consigo mais uma captura. O minnow estava quase a tocar no chão, quando sinto uma pancada violenta, seguida por um espectáculo de acrobacia aérea. Tive que me movimentar ao longo da margem para conseguir colocar a truta ao meu alcance. Mas, por sorte, estava bem cravada e não fugiu. Mais um lindo exemplar de 39 centímetros.

Com este bom cenário e perante a possibilidade do aumento de concorrência, resolvemos fazer um último canto e fechar o tasco. O Bruno voltou a tirar outra truta de cerca de 40 centímetro para empatar comigo e com isto decidimos acabar o dia, até porque tínhamos outros afazeres. De qualquer forma, foi uma abertura em grande estilo a marcar diferença relativamente aos anos passados. Não houve grade, tivemos bastantes toques, realizamos algumas capturas, viram-se muito pouco pescadores e ainda deu para vir trabalhar. Esperemos que seja um bom prenúncio para uma grande época que ainda agora começou 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.