Abertura às trutas 2013!!!

Abertura às trutas 2013!!!




Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado.

Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.

Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bons exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos.

Este ano e perante as boas condições das massas de água, é nossa impressão de que a pesca ao spinning pode ser proveitosa. A escolha dos iscos e das linhas deve ser condicionada pelo tamanho da massa de água e força do caudal, e em determinadas zonas pode ser necessário pescar com iscos mais pesados para conseguir ter alguns resultados. Os grandes rios, Minho, Cávado e Lima, devem estar condicionados pelos débitos das barragens a montante, portanto as condições de pesca podem-se alterar radicalmente ao longo do dia. Em termos de temperatura, os baixos valores dos últimos dias apontam para uma manhã bastante gélida e que pode também condicionar a actividade das trutas aos períodos de maior exposição solar. Esse é um facto a ter em conta e que pode obrigar a velocidades de recuperação mais lentas e a insistência nos locais mais promissores. Mesmo assim, e à semelhança dos anos anteriores, acreditamos que as trutas tenderão a estar mais activas em zonas de planície do que em zona de montanha, onde as temperaturas serão certamente mais baixas.

Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.

Fica aqui um forte abraço para todos e … Boa Sorte!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.