Festas Felizes – 2017!!!

Festas Felizes – 2017!!!


Caros colaboradores e amigos do Trutas.PT,

Estamos praticamente em plena consoada de Natal e portanto impõe-se uma palavra amiga para todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano, de forma mais ou menos activa. Apesar das crescentes dificuldades do nosso dia a dia, foi possível desfrutar de excelentes momentos atrás das trutas na companhia de grandes amigos. As hostilidades do meu lado abriram no dia 1 de Março no Rio Coura, a solo, numa jornada produtiva até às 10 da manhã e que depois declinou de forma significativa. No entanto, este início menos auspicioso, não diminuiu o valor de uma grande temporada e que certamente vai deixar muitas saudades nos próximos anos.

Neste ano, o convívio do Trutas.PT voltou a sofrer alterações drásticas, mas desta vez para melhor. Em vez de um único convívio, foram realizados dois, que se pautaram por um elevado nível de amizade, capturas e boa gastronomia. Claramente experiências que deixaram marcas e que se devem repetir no próximo ano. No entanto, e até lá, ainda vamos ter o Torres Fishing Challenge a 30 de Dezembro, onde umas dezenas de eleitos vão tentar fechar a temporada com a captura de algum peixe num ambiente idílico para a pesca à truta em Portugal. Lá estaremos e já falta pouco 🙂 🙂

Em termos mais práticos, esta foi uma temporada que ficou marcada pela captura de alguns bons exemplares de kilo em várias zonas do país. Apesar de a chuva não ter sido grande companheira e de eu não ter tido muito tempo livre para pescar em 2017 consegui mesmo assim umas capturas de bom porte em zonas relativamente difíceis. O ano não foi propício a grandes troféus, devido à falta de chuva e a uma desova que deixou muito a desejar, mas mesmo assim ainda se vislumbraram alguns bons exemplares.

Pela frente, vamos ter a temporada de 2018, que pelo andar da carruagem vai ser muito pior em todos os sentidos comparativamente à de 2017. Novas portarias, proibições de pesca ao salmão e à truta marisca, eliminação da pesca desportiva em zonas de pesca profissional, entre outros aspectos, estão a marcar desde já um mau auspício para aquilo que vai ocorrer no próximo ano. Isto, obviamente, sem considerar a mortandade causada pelos incêndios e pela seca, a que se somam as fracas condições para a desova. Enfim, só péssimas notícias!!! Esperemos que haja intervenção divina do São Pedro no início do próximo ano ou então começa a nem valer a pena pensar em tirar o pó à cana!!

Enfim, o importante é que as memórias de 2017 já estão do lado de cá e espera-nos um ano de 2018 por desbravar. Da nossa parte, só nos resta desejar um Santo Natal para todos e um excelente Ano Novo que lhes permita concretizar todos os vossos desejos piscícolas e não só … 🙂

Abraço,

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.