Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado.
Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.
Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bons exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos.
Este ano e perante as razoáveis condições das massas de água, é nossa impressão de que a pesca ao spinning pode ser proveitosa. A escolha dos iscos e das linhas deve ser condicionada pelo tamanho da massa de água e força do caudal, e em determinadas zonas pode ser necessário pescar com iscos mais pesados para conseguir ter alguns resultados. Os grandes rios, Minho, Cávado e Lima, devem estar condicionados pelos débitos das barragens a montante, portanto as condições de pesca podem-se alterar radicalmente ao longo do dia. Em termos de temperatura, os valores actuais são bastante generosos e fazem-nos crer que as trutas já poderão apresentar níveis de actividade bastante interessantes, mesmo em zonas de montanha. Esse é um facto a ter em conta, especialmente para quem está habituado a aberturas mais gélidas e onde as trutas demoram a decidir-se no ataque à amostra. Mesmo assim, e à semelhança dos anos anteriores, continuamos a acreditar que as trutas tenderão a estar sempre mais activas em zonas de planície do que em zona de montanha, especialmente nos rios que ainda estão ser influenciados pela existência de neve, como Zêzere ou Mondego.
Quanto ao dia de amanhã, as últimas previsões, depois de várias alterações nos últimos dias, apontam para um dia de alguma chuva acompanhada por vento sul moderado a forte, especialmente na zona do Minho. Não era isso que tínhamos visto no início da semana e como tal o cenário em que estávamos a trabalhar muda de figura. Perante esta nova contingência, a acção de pesca pode assumir contornos mais difíceis e a escolha de massa de água a pescar tem que ser mais criteriosa. Não nos parece que a chuva será demasiada, mas será certamente suficiente para mudar a cor de algumas massas de água. Logo, a colocação das trutas vai-se alterar de acordo com o caudal e será necessário perceber onde é que elas estão. Provavelmente, os centros das correntes e as entradas de linhas de água serão locais preferenciais em qualquer tipo de situação. Finalmente, e quanto ao vento, as fortes rajadas previstas obrigam a cuidados redobrados com os lançamentos.
Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.
Fica aqui um forte abraço para todos e … Boa Sorte!

Bom dia de pesca para todos!
Principalmente em segurança!
Abraço
A abertura 2015 está feita!! A tradição está cumprida!!
Muita gente nos rios, alguma chuva, caudais normais e poucas trutas a saírem e a mostrarem-se.
Tive 12 cravadelas e consegui capturar 5 trutas, com a maior a medir 30 cm. O Torres tirou 4, com a maior a medir 47 cm, numa sequência de captura impressionante, tal a luta que a truta lhe deu.
No global, ouvi falar de várias grades por todo o País e de uma pescaria insólita numa Ribeira que rendeu uma truta de 2 kg e outra de 1 kg.
Certamente que melhores dias virão, pois a abertura é sempre um momento de pesca complicado, com trutas pouco activas, e onde a sorte conta bastante. O que importa é que a nova temporada está aí 🙂 🙂
Boas!!
Tirando a parte mais interessante e importante que foi a de regressar ao rio, e que correu bem como sempre, a parte da pesca propriamente dita foi pobre!
Duas trutas cravadas que se escaparam…e nada mais!
Melhores dias virão certamente!
Abraço
Por aqui a abertura podia ter sido melhor. Soubemos á última da hora que abria em Paradela do Rio. A barragem está muito mais baixa que da ultima vez que lá tinhamos estado em setembro. Esse facto surpreendeu-nos um pouco e tivemos de alterar um pouco os nossos planos. Em termos de trutas alguns dos pescadores por quem passamos tinham pescado uma. Nós só vimos uma pequenita a correr a traz da amostra já da parte da tarde. De referir também que fomos os primeiros a chegar ao local onde começamos, e já se viam lá pegadas, provavelmente dos “verdadeiros pescadores” que nem precisam que abra para irem “à pesca”. Com a barragem tão baixa torna-se muito mais difícil e cansativo de andar. Isto junto à chuva miudinha e á falta de atividade das trutas culmina numa autentica tareia no dia de abertura!ahahah
Serviu para passar bons momentos e recuperar um poco a forma XD Certamente que melhores dias viram e uma abertura assim ainda dá mais vontade que chegue sabado para tentarmos… a primeira do ano XD Agora que a temporada abriu, resta desejar um bom anos de pesca a todos, que consigamos passar bons momentos a traz das nossas amigas, com boas captura, boa companhia e a cima de tudo sempre em segurança!
Aqui pelo Zêzere dia de abertura foi bastante agradável com bom tempo mas a água muito fria nem um toque tive, em conversa só os pescadores de minhoca fizeram capturas. Segunda andei duas horas a bater rio, apenas tive um toque, já ao cair do pano sinto uma cravadela depois de uma luta interessante e acabou por sair uma boa Truta com 29cm e 200g.
Boas pescarias a todos.
Ouvi dizer que sairam 2 ou 3 bichas com pesos acima de 2kg no Zêzere. A informação não está confirmada, mas penso que foram tiradas na zona a montante de Valhelhas …
Afinal, trutas grandes é coisa que não falta ao Zêzere.
Boas pescarias